Bolsonaro disse nesta manhã estar se sentindo melhor dos sintomas depois de ter sido tratado com hidroxicloroquina e azitromicina
O presidente Jair Bolsonaro usa máscara durante cerimônia em Brasília. - Foto: Marcos Corrêa/PR |
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para Covid-19. O resultado do exame foi anunciado nesta terça-feira (7).
"Acabou de dar positivo", disse Bolsonaro. O presidente relatou ter se sentido mal no domingo. Ao longo da segunda-feira, ele sentiu cansaço e febre. Foi a um hospital em Brasília, onde mediu saturação e fez o teste da doença.
O presidente disse ter ficado sabendo do resultado no final da manhã de hoje. Ele disse ainda que já imaginava ter sido contaminado em virtude de seu contato frequente com a população. "Como presidente, estou na frente de combate", disse.
Bolsonaro disse nesta manhã estar se sentindo melhor dos sintomas depois de ter sido tratado com hidroxicloroquina e azitromicina. Ele ficará isolado e trabalhando por videoconferência. "Serei vigiado pela primeira-dama."
Defesa contra críticas
"Como presidente, estou na frente de combate", disse. "A vida continua, e é necessário tomar cuidado com os mais idosos, mas não precisa entrar em pânico."
O presidente também voltou a defender suas posições sobre a pandemia, como a flexibilização do isolamento e o uso da hidroxicloroquina, e disse que críticas ao país devem ser repassadas a governadores e prefeitos
"A política para o coronavírus é privativa dos governadores e dos prefeitos. Se ela vai bem ou mal ela cabe a eles. Ao governo Bolsonaro coube repassar recursos", disse. "E nós dispendemos R$ 1 trilhão. Nenhum país do mundo conseguiu evitar óbitos. O mundo foi unânime em dizer que a intenção do isolamento era que a contaminação acontecesse em um tempo mais largo."
Melhora nos sintomas
Bolsonaro disse nesta manhã estar se sentindo melhor dos sintomas depois de ter sido tratado com hidroxicloroquina e azitromicina. Ele ficará isolado e trabalhando por videoconferência. "Serei vigiado pela primeira-dama." Michelle Bolsonaro também fará o teste para a doença.
O presidente, que conversou com a imprensa para anunciar o resultado, se afastou dos repórteres no final da entrevista e tirou a máscara. "Para vocês virem minha cara, aí. Eu tô bem."
Em março, o presidente fez três exames para a Covid-19 depois de voltar de uma viagem dos Estados Unidos, onde grande parte de sua comitiva se contaminou com a doença depois de uma reunião de cúpula na Flórida com o presidente Donald Trump.
Nota oficial
Pouco depois do anúncio, o Planalto confirmou em nota o diagnóstico do presidente. Leia a íntegra do comunicado:
O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada.
Secretaria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
Fonte: Leandro Magalhães (CNN)
Edição: Eduardo Machado