O evento tem a proposta de ser um agente na busca do pensar de maneira teórica e empírica do gênero
![]() |
Campus da UESPI, em Parnaíba. - Foto: Google. |
O evento tem a proposta de ser um agente na busca do pensar de maneira teórica e empírica do gênero, em suas múltiplas manifestações e impactos, tanto na universidade quanto na sociedade. Nesse sentido, abordará temáticas como saúde, família, educação, corporalidade, violência, historiografia, epistemologia, literatura e direitos fundamentais em perspectivas históricas, filosóficas, sociológicas e literárias.
![]() |
Uespi de Parnaíba realiza evento Internacional sobre Gênero, Políticas e Epistemologias. - Imagem: Governo do Piauí. |
“O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e vai tratar sobre muitos assuntos contemporâneos com pesquisadores nacionais e internacionais, que vão gerar e abranger uma discussão mundial e atual. É um encontro que se faz necessário para fomentar as discussões públicas sobre gênero, política, teologia, dentre outros pontos. Além de também colocar nossa universidade em discussões internacionais”, pontua.
Programação
A programação do Congresso Internacional conta com simpósios temáticos, minicursos e palestras.
O congresso foi pensado e organizado por esforços conjuntos do Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero – GRUPEHCGE – Uespi (CNPq), Mestrado Profissional de História (ProfHistória UFRJ/Uespi), Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Ética e Política – Uespi/Parnaíba, Colegiado de História dos Campus Parnaíba e Torquato Neto, Colegiado de Filosofia, Colegiado de Letras Inglês e Colegiado de Ciências Sociais do Campus Parnaíba.
Confira o cronograma de atividades.
Inscrições
As inscrições para ouvinte e submissão de trabalhos estão abertas. O prazo para submissão de trabalhos será até o dia 09 de novembro e ouvintes é até o dia 08 de dezembro.
Os pesquisadores poderão compartilhar suas publicações e investigações de maneira contínua, uma vez que o evento pressupõe futuras edições, fortalecendo o debate e ampliando as perspectivas analíticas.
Realize sua inscrição.
Com informações: Priscila Fernandes/Governo do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.