São alvos dos mandados de busca as residências de servidores públicos, empresários, algumas organizações da sociedade civil e outros particulares que integram a associação criminosa revelada
Foto: Divulgação/Polícia Civil. |
Na manhã de hoje (22/12), a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou a Operação Tertium com o objetivo de cumprir doze mandados de busca e apreensão, cujos alvos principais são organizações privadas que receberam recursos públicos do Município de Teresina. Existem indícios de que alguns projetos não eram executados.
Na investigação, a Polícia Civil verificou que apenas uma das organizações alvo dessa diligência recebeu da Prefeitura de Teresina mais de R$ 1 milhão somente entre os anos de 2018 a 2020, sem dispor de qualquer capacidade técnica ou operacional.
No trabalho, existem indícios de que alguns servidores de órgãos do município facilitaram a liberação desses valores e ainda se beneficiaram com parte dos repasses.
São alvos dos mandados de busca as residências de servidores públicos, empresários, algumas organizações da sociedade civil (OSCs) e outros particulares que integram a associação criminosa revelada.
A investigação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência (DINT), e nesta fase executam os trabalhos policiais da Deccor, Depre, Gerência de Polícia Especializada, Greco, Delegacia de Homicídios e Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
O nome da operação guarda relação com o denominado “terceiro setor”, o qual é formado por organizações privadas que executam atividades a partir de parcerias e ajustes firmados com o poder público.