Em alguns lugares, as faixas estão parcialmente apagadas
Por Eduardo Machado, In Foco.
10h52.
Faixa de pedestre em um local de pouca movimentação de transeuntes na Av. São Sebastião. - Foto: arquivo/In Foco. |
Apagadas, falhadas ou em locais inapropriados, enquanto onde precisa não existe. Esses são exemplos das faixas de pedestres em alguns logradouros de Parnaíba. Para a segurança de motoristas e de pedestres, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê entre as sinalizações horizontais a pintura das travessias.
Como o próprio nome diz, faixas de segurança são sinalizações fundamentais para garantir que o pedestre atravesse a rua em segurança. Ela é um item muito importante para a prevenção de acidentes envolvendo veículos automotores e pedestres. A falta de sinalização está presente em vários locais, principalmente nas áreas centrais, e avenidas mais movimentadas de Parnaíba.
Faixa de pedestre em um local de pouca movimentação de transeuntes na Av. São Sebastião. - Foto: arquivo/In Foco. |
Segundo o artigo 71 do Código de Trânsito Brasileiro, “o órgão ou a entidade com circunscrição sobre a via deve manter, obrigatoriamente, faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização”, ou seja, é uma obrigação do órgão de trânsito municipal manter essa sinalização em condição adequada para promoção da segurança do pedestre.
Continua depois da publicidade.
Em Parnaíba, é de competência da Secretaria de Transportes, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, que tem como secretário o Sr. Maurício Machado, fazer a manutenção e investir na sinalização de ruas e avenidas da cidade.
A redação do In Foco está à disposição para esclarecimento por parte da secretaria, caso queira se pronunciar sobre o assunto.