O condutor, um homem de 40 anos, apresentou para os policiais uma documentação ambiental com indícios de falsificação
Por Eduardo Machado, In Foco.
17h56.
Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal. |
Policiais Rodoviários Federais realizaram na manhã desta quarta-feira (04/08), a apreensão de 50 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental válida. A ação ocorreu BR 230, na cidade de Floriano, no Piauí.
Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram uma carreta marca/modelo Volvo/FH 540 6X4T conduzida por um homem de 40 anos - que não teve sua identidade revelada. Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências e, portanto a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais.
A carga vinha da cidade de Breves (Pará) e tinha como destino a cidade de Feira de Santana (Bahia). Os policiais verificaram que a carga não era beneficiada com a documentação ambiental válida. O homem foi enquadrado no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.
A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), para os procedimentos cabíveis. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Floriano-PI para prestar esclarecimentos da prática delituosa e deverá responder por crime ambiental.