Os imunizantes começam a ser enviados nesta quinta-feira (16), iniciando pela capital Teresina e na sexta-feira (17) seguirão para as demais regionais de saúde
Por Eduardo Machado, In Foco.
13h21.
Florentino Neto, secretário de estado da saúde do Piauí. - Foto: Reprodução/redes sociais. |
O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, anunciou nesta quarta-feira (15/09) o inicio da distribuição aos municípios das vacinas para imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.
Os imunizantes começam a ser enviados, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (16), iniciando pela capital Teresina e na sexta-feira (17) seguirão para as demais regionais de saúde. O calendário para este público ficará a cargo de cada município. “Estamos dando o pontapé inicial neste processo de envio das vacinas e começaremos pela capital, por questão de logística. Vamos seguir um cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização para este grupo”, explica o gestor.
Em nota técnica o Ministério da Saúde estabeleceu a inclusão de crianças e adolescentes (12 a 17 anos) com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade na vacinação contra a Covid-19.
O documento estabelece como prioridades, para a vacinação deste grupo, deficiências permanentes, seguida por comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e por fim a população de 12 a 17 anos sem comorbidades. “As comorbidades incluídas bem como as orientações referentes à comprovação das condições prioritárias serão as mesmas já descritas no PNO, para as etapas anteriores de vacinação”, pontua Florentino Neto.
O Piauí pretende vacinar 543.299 (quinhentos e quarenta e três mil, duzentos e noventa e nove) adolescentes, público estimado através de dados do DATASUS. Nesta primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades. “Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmo possam avançar nesta faixa etária”, lembra o secretário de Saúde.
No Piauí 51 cidades já iniciaram a imunização dos adolescentes, totalizando 8.651 (oito mil seiscentos e cinquenta e um) vacinados com a primeira dose, segundo os números do vacinômetro da Sesapi. “De acordo com o PNO, as cidades que finalizarem a vacinação, em primeira dose, de sua população de 18 a 59 anos, poderiam iniciar a imunização do público de 12 a 17 anos e foi isso que muitas cidades piauienses fizeram. Agora com essas do que estamos encaminhando os demais municípios poderão iniciar a imunização deste público”, destaca o secretário.
Junto com as vacinas para os adolescentes, a Coordenação de Imunização da Sesapi, também vai estar entregando as 85.410 (oitenta e cinco mil quatrocentos e dez) doses de Pfizer-BioNTech, recebidas na última segunda-feira (13/09), e que são destinadas a população de 18 a 59 anos.
Doses de reforço
O Piauí espera, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses de vacinas acompanhado para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose. Em nota técnica, o Ministério da Saúde informou que estará encaminhando as doses da Pfizer para este reforço de idosos a partir de 70 anos,que foram vacinados com a CoronaVac.
“Estamos seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e aguardando o número de vacinas destinadas à primeira fase da aplicação da terceira dose”, acrescentou o secretário Florentino Neto.