O Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil, aprovou a concessão do Aeroporto de Parnaíba através de uma portaria assinada no dia 24 de setembro
Por Eduardo Machado, in foco.
16h34.
Foto: Divulgação/Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí. |
A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) lançou o edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba para a gestão do equipamento público. A empresa vencedora da licitação, cuja sessão de abertura acontece no dia 5 de novembro, ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária.
A concessão será de 32 (trinta e dois) anos e tem valor estimado de investimento de mais de R$ 150 milhões.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com polos geradores de viagens, como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. O aeroporto fica próximo de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.
Mas o município se destaca principalmente pelo turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí e Ceará, o estado do Maranhão. É porta de entrada para o Delta do Parnaíba, o único das Américas em mar aberto. “Um aeroporto funcional vai estimular os atletas a correr o Desafio do Delta do Parnaíba Ultra no litoral. Atletas de várias partes do Brasil participam desse evento e precisam desembarcar em Teresina e conseguir uma condução para chegar à Parnaíba. O aeroporto ampliado eliminaria essa dificuldade”, afirma Luciano Uchôa, empresário do ramo de eventos esportivos.
A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo. Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa e é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único das Américas em mar aberto.
De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. “Queremos consolidar Parnaíba como a capital do Delta e um ponto de entrada para o turismo de emoções, com praias incomparáveis, natureza preservada, culinária rica e saudável. O fortalecimento do turismo na região vem acompanhado de estímulos nos negócios da região. Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população”, afirma.