Autoridades participam do evento de 'quebra de recorde' do Cajueiro-Rei no litoral do PI

Ainda durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao jornalista parnaibano Kairo Amaral, um dos responsáveis pelas primeiras reportagens no local

Por Eduardo Machado, In Foco.
21h55.
O município de Cajueiro da Praia já é bastante reconhecido por abrigar Barra Grande, uma das mais belas praias do Nordeste, além de passeios surpreendentes como a Rota do Cavalo-Marinho e locais de aparição do Peixe-Boi Marinho, mas o que tem se destacado nos últimos dias é o Cajueiro-Rei. Nesta sexta-feira (10/12), foi realizado na cidade, o evento de ‘quebra de recorde’, uma das exigências do Guiness World Records para conceder o título de maior cajueiro do mundo ao Piauí.

MATÉRIA RELACIONADA:

Na solenidade, presente o deputado federal Flávio Nogueira que, em 2015, frente à pasta do Turismo, foi o responsável por firmar convênio com a Universidade Estadual para que fosse formado um grupo de estudos da planta. O objetivo era constatar que o cajueiro era maior que o Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, que detém o título de maior do mundo.


“Enquanto secretário de Turismo, em 2015, firmei convênio com a Universidade Estadual do Piauí para que se formasse um grupo de estudos para colher materiais genéticos do Cajueiro-Rei. Os estudos feitos atestaram que o do nosso estado possui o tamanho de 8.832 metros quadrados e 732 metros de perímetro, sendo todas as ramificações da mesma árvore e maior que o do Rio Grande do Norte”, explica o parlamentar.

O atual secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, afirma estar muito feliz e confiante com o resultado. “Muito feliz em fazer parte desse processo. Um trabalho que começou ainda na gestão de meu pai como secretário de Turismo. O nosso é maior que o do Rio Grande do Norte que possui 8.500 m². Vamos trazer esse título para o nosso Estado, contribuindo ainda mais para a valorização do Cajueiro-rei como atrativo turístico piauiense”, disse o gestor.

Fotos: Divulgação/Ascom.
“Na prática, é como se a gente estivesse desafiando o cajueiro do Rio Grande do Norte. No evento, tivemos a presença de biólogos e engenheiros. Agora temos que seguir vários critérios que comprovem que somos o maior cajueiro do mundo. Estamos otimistas e com toda uma estrutura para eternizar o nosso amor pelo cajueiro, para o mundo”, disse o secretário Municipal de Turismo, Thiago Soares.

Após um comunicado, um documento será enviado ao Guiness World Records que deve responder em até 12 dias se o cajueiro piauiense é realmente o maior do mundo.

Ainda durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao jornalista parnaibano Kairo Amaral, um dos responsáveis pelas primeiras reportagens no local. 

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99961 7779 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال