O rio Igaraçu é um curso de água na região do litoral do estado do Piauí, efluente do Rio Parnaíba que compõe o Delta
Por Eduardo Machado, In Foco.
10h09.
Nível do rio Igaraçu aumenta e dique da Beira Rio começa ceder em Parnaíba. - Foto: Reprodução/WhatsApp. |
Com o aumento no volume no nível do Rio Parnaíba, as águas do rio Igaraçu atingiram a mureta de proteção faltando poucos centímetros para transbordar na noite dessa segunda-feira (03), começando a ceder no calçadão da Beira Rio, e causando muita preocupação entre os moradores que temem pelo seu rompimento em Parnaíba, no litoral do Piauí.
O rio Igaraçu é um curso de água na região do litoral do estado do Piauí, afluente do Rio Parnaíba que compõe o Delta. Seu curso tem extensão de 20 km até a foz no Oceano Atlântico.
O rio possui trechos classificados como Área de Proteção Ambiental pelo ICMBio e banha também o município de Luis Correia quando joga suas águas na baia de Amarração.
Atualmente o rio Igaraçu é utilizado basicamente para a pesca e passeios turísticos já que o porto marítimo que seria construído em sua foz em Luís Correia nunca foi concluído travando o desenvolvimento da região norte do Piauí.
Defesa Civil de Parnaíba mantém equipes de plantão 24 horas e disponibiliza WhatsApp para atender população
A Defesa Civil do município de Parnaíba informa que suas esquipes estão de plantão 24 horas todos os dias do ano. Nessa segunda-feira (03) um pequeno trecho da mureta da Beira Rio chegou a ceder por conta da intensidade das chuvas registradas, mas o reparo foi prontamente iniciado por meio da engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
A Defesa Civil informa ainda que o nível do Rio Igaraçu está sendo monitorado, bem como todos os índices climáticos, a fim de prevenir maiores riscos neste período chuvoso. Por determinação do prefeito Mão Santa, também foi disponibilizado o WhatsApp (86) 9 9432-8395 para que a população parnaibana possa entrar em contato direto em caso de necessidade.
A Prefeitura de Parnaíba trabalha de forma coordenada e conta com uma equipe composta por engenheiros, técnicos, corpo operacional, assistência social, assistência em saúde, além de manter equipes de permanente sobreaviso em caso de emergências. A atuação da Defesa Civil se faz presente durante todo o ano na cidade, sendo esta a época em que os profissionais aumentam ainda mais o estado de alerta.
A secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, lembra que a Prefeitura mantém carros-pipa e sistemas de bombeamento, equipes de iluminação pública, uso de geradores e outras máquinas, tudo operando em regime de plantão 24h por dia. A Seinfra realizou a limpeza de bueiros e vias urbanas para evitar o acúmulo das águas das chuvas. O município trabalha em colaboração com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos.