A fêmea foi solta no mar no dia 14 de dezembro, para reabilitação, e está desaparecida desde o dia 22 de dezembro
Por Eduardo Machado, In Foco.
22h21. - Última atualização: às 22h57.
Imagem: Divulgação/Ascom. |
A Organização Não Governamental (ONG) Aquasis está pedindo ajuda da sociedade para que possa localizar uma fêmea de Peixe-Boi-Marinho de nome Maní, que está desaparecida desde o dia 22 de dezembro de 2021, da Praia de Peroba, em Icapuí, no litoral do Ceará.
Maní encalhou quando era apenas um filhote em 2015, passou por um processo de reabilitação durante seis anos e foi solta no mar em 14 de dezembro de 2021.
É fundamental monitorar os Peixes-Bois que passaram por esse processo e são devolvidos à natureza, por isso eles são soltos com um equipamento que permite saber sua localização, porém, devido a algumas questões técnicas e condições do mar, o equipamento não emite sinal com uma frequência constante. Desta forma, a ONG está a aproximadamente 15 dias sem notícias do animal.
A fêmea de Peixe-Boi mede 2,86 metros, pesa 449 Kg. e possui um número 4 marcado na região acima da cabeça. Além disso, ela está com um cinto de borracha preso à sua cauda, utilizado para segurar o cabo e o rádiotransmissor.
Em caso de encalhe, a Aquasis orienta a não devolução do animal para a água. A ONG orienta que, caso alguém a encontre, ou o equipamento, comunique imediatamente à equipe da Aquasis através dos telefones: (85) 9 9188 2173 e/ou (85) 9 9800 0109.
VEJA TAMBÉM: