O Instituto Tartarugas do Delta monitora o nascimento
Por Eduardo Machado, In Foco.
19h14.
No último dia 9 de fevereiro, nasceram os primeiros filhotes de tartarugas marinhas da temporada de 2022. A equipe do Instituto Tartarugas do Delta (ITD) protegeu o ninho e acompanhou os filhotes na primeira jornada até o mar.
Após 51 dias do período de desenvolvimento embrionário, nasceram 89 filhotes de Tartarugas-de-Pente na Praia do Peito de Moça, em Luís Correia, no litoral do Piauí. Já durante o monitoramento de praia realizado nesta quinta-feira (17/02), a equipe do instituto liberou 117 filhotes de Tartarugas-de-Pente na Praia do Arrombado, também em Luís Correia.
Além disso, foram confirmados novos registros de ocorrências, totalizando 66 ninhos de tartarugas marinhas no litoral piauiense que serão monitorados até o momento do nascimento.
No último fim de semana, houve o registro de ninhos comprometidos pela ação de chuvas fortes na região, o que causou alagamento em algumas áreas e desenterrou outro ninho. De acordo com o Instituto Tartarugas do Delta, esses ninhos correm o risco de não sobreviverem, porém deve-se aguardar o período de incubação (desenvolvimento dos filhotes).
Geralmente, ao identificar as áreas de risco são realizadas as transferências dos ninhos, quando estes são confeccionados em área de risco. Quando não ocorre os monitoramentos de desova diários, não é possível proteger os ninhos, sendo impossível fazer o manejo de transferência no tempo certo.
O Instituto Tartarugas do Delta reforça o apoio da comunidade para informar quando encontrarem rastros nas praias, filhotes e ovos para que se possa registrar a ocorrência e fazer a melhor intervenção possível.
Fotos: Divulgação/Ascom. |
Infelizmente observei durante toda semana várias tartarugas mortas na orla da praia e não.vi nenhuma notícia sobre isso , tartarugas de todos os tamanhos morta na beira da praia ! Triste cena o que tá havendo??? Os órgãos não estão cientes disso?
ResponderExcluir