Segundo a vereadora, o pedido se faz necessário já que, de acordo com o COE, há uma previsão de pico de casos da covid-19 no Piauí nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro
Por Eduardo Machado, In Foco.
20h33. - Última atualização: às 20h43.
Vereadora Fátima Carmino (PT). - Foto tirada antes da pandemia de covid-19: Reprodução. |
A vereadora Fátima Carmino (PT), por meio do ofício nº 03/2022, solicitou ao Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), que efetue as ações necessárias para que sejam suspensas as aulas das redes pública e privada de ensino no âmbito do município de Parnaíba. O ofício foi enviado ao Promotor Antenor Filgueiras Lobo Neto, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnaíba.
Segundo a vereadora, o pedido se faz necessário já que, de acordo com as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), há uma previsão de pico de casos da covid-19 no estado do Piauí nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Com base nisso, o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, determinou por meio do Decreto Estadual nº 20.548/2022, a suspensão das aulas presenciais na rede estadual e solicitou aos municípios, às universidades e a rede privada que sigam a mesma orientação.
O adiamento objetiva evitar riscos para as pessoas que atuam em toda a rede e um colapso no sistema de saúde público. O relatório do COE traz evidências cientifícas apontando um pico de transmissibilidade. Além disso, vale ressaltar a taxa de ocupação de leitos do Hospital Nossa Senhora de Fátima (Anexo 2 do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) com pacientes que tratam de síndromes respiratórias.