Segundo o ministro, os estudos serão realizados pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais
Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
17h49.
Ciro Nogueira anuncia estudos para inclusão do Piauí na transposição do Rio São Francisco. Foto: Reprodução. |
O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou na tarde desta terça-feira (21) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), determinou estudos para que as águas do Rio São Francisco cheguem até o estado do Piauí.
Segundo o ministro, a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, vai realizar esses estudos para que a transposição chegue ao Piauí e beneficie o semiárido piauiense.
"Um dia histórico para o Piauí. Hoje, junto do presidente Bolsonaro, tivemos a assinatura da ordem de serviço para início dos estudos, por parte da Universidade Federal de Viçosa, para a inclusão do semiárido piauiense na transposição do Rio São Francisco. Temos trabalhado com afinco para garantir a chegada da água às famílias que sofrem com a seca nessa região que é uma das mais carentes de água em todo o país."
Segundo Ciro Nogueira, com essa iniciativa, 1 milhão de piauienses serão beneficiados em 89 municípios.
Transposição do Rio São Francisco
Segundo o Governo Federal, em 2019, as águas do 'Velho Chico' saíram de Pernambuco e chegaram ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, e o caminho à Paraíba, pelo Eixo Norte, também só foi finalizado na atual gestão. Em 2019, apenas 31,54% de todo o Eixo Norte estava em funcionamento. Atualmente, esse percentual é de 100%.
Em três anos, foram investidos mais de R$ 3,4 bilhões, o que corresponde a 25% de tudo o que foi investido nas obras, mais de R$ 14 bilhões. A média anual de investimentos, 1,16 bilhão, foi a maior desde o início do projeto.