Inicialmente, as bicicletas serão usadas no patrulhamento em Teresina com o objetivo de fortalecer o policiamento comunitário e estar mais próximo da população
Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
17h43. - Última atualização: 15/06, às 08h48.
PM-PI recebe 45 bicicletas para fortalecer o policiamento comunitário em Teresina. Foto: Governo do Estado do Piauí. |
Com o objetivo de fortalecer o policiamento comunitário, o Governo do Piauí entregou na manhã desta terça-feira (14), 45 bicicletas para a Polícia Militar. A solenidade aconteceu no Quartel do Comando Geral.
Segundo o Major Gustavo, coordenador do Centro de Operações Policiais Militares - Copom, as 45 bicicletas serão usadas em operações planejadas e inicialmente serão usadas no patrulhamento em Teresina com o objetivo de fortalecer o policiamento comunitário e estar mais próximo da população.
De acordo com o coordenador do projeto, o emprego e atuação do patrulhamento em bicicletas são justificados não apenas pelo auxílio aos comerciantes, turistas e praticantes de esportes, mas especialmente pela aproximação com aqueles que circulam nessas áreas, evidenciando assim a importância do policiamento comunitário.
No projeto, o objetivo é aproximar a polícia da comunidade através de um policiamento de excelência, voltado para áreas com grande fluxo de pessoas, turistas e praticantes de atividades esportivas.
A proposta dessa modalidade é atuar com efetivo capacitado e especializado, utilizando a bicicleta de forma aproximada; fomentar a utilização da bicicleta como política pública, incentivar a prática do ciclismo, a educação para o trânsito e a prevenção de acidentes por não utilização do Equipamento de Proteção Individual - EPI ciclístico.
Na estrutura organizacional do programa está o coordenador da implantação, Major Gustavo; coordenador operacional, Capitão Nunes. A modalidade contará com 62 policiais voluntários em atuação por operações planejadas.