Dois consultórios de UBSs tiveram suas atividades odontológicas suspensas por não apresentarem condições mínimas de segurança
09h43. - Última atualização: às 10h08.
A equipe de fiscalização do Conselho regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) realizou na última semana uma vistoria nos consultórios odontológicos públicos da cidade de Luzilândia, na região norte do Piauí. A vistoria focou a fiscalização nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs e Centro de Especialidades Odontológicas do município.
Das quatro UBSs fiscalizadas, duas tiveram suas atividades odontológicas suspensas por não apresentarem condições mínimas de segurança para atendimento da população, sendo elas a UBS Expedito Batista e UBS Coroa.
As condições insalubres encontradas colocavam profissionais e pacientes em grave risco biológico. Nos locais foram encontradas infiltrações, cadeiras odontológicas que apresentam situação de risco para profissionais e pacientes, materiais enferrujados e falta de segurança biológica.
CRO-PI fiscaliza consultórios odontológicos públicos na cidade de Luzilândia. Fotos: Divulgação/CRO-PI. |
Os consultórios interditados ficam sem atendimentos até que a gestão faça as reformas necessárias. No caso de a gestão não solucionar as irregularidades apontadas no Termo de Visita, a Comissão de Fiscalização do CRO-PI poderá encaminhar o caso para conhecimento do Ministério Público Estadual e Federal.
O outro lado
O infocopiaui.com tentou entrar em contato com a ouvidoria da Prefeitura Municipal de Luzilândia para comentar sobre o caso, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos êxito.