A interrupção no fornecimento de energia por abalroamento já deixou cerca de 400 mil clientes sem energia em 2022. Teresina lidera o ranking dos municípios
16h41.
Ocorrências de falta de energia por acidentes de trânsito envolvendo postes dobram no PI. Foto: Divulgação/Equatorial Piauí. |
A quantidade de interrupções no fornecimento de energia provocadas por acidentes automobilísticos envolvendo postes de energia dobrou no Piauí em relação ao ano passado. Luís Correia, no litoral do estado, ocupa 3ª posição no ranking de interrupção no fornecimento de energia por abalroamento.
São 484 ocorrências contabilizadas até o final de setembro. Fazendo uma equivalência do tempo total, em 2021 é como se o Piauí inteiro ficasse 22 minutos completamente sem energia. O número mais que duplicou nos primeiros nove meses deste ano, chegando a 46 minutos.
A interrupção no fornecimento de energia por abalroamento já deixou cerca de 400 mil clientes sem energia em 2022. Teresina lidera o ranking dos municípios com maiores registros, somando 81 ocorrências até o momento, representando 16% dos casos deste ano, seguida de União (15), Luís Correia (14), São Pedro (13) e José de Freitas (13). Existe ainda um grande impacto orçamentário para recompor a rede elétrica. Até o momento, a Equatorial Piauí investiu cerca de R$ 700 mil para recuperar os postes e demais estruturas danificadas.
“Com a crescente dos números de ocorrências provocadas por acidentes automobilísticos envolvendo postes, perdemos oportunidades de investir em obras de melhorias, qualificando ainda mais o serviço oferecido. Isso porque os recursos destinados aos reparos causados pelos acidentes deixam de ser aplicados na rede elétrica do estado”, declara Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.
Além de todo o transtorno causado, afetando inclusive atividades essenciais, existe o risco à vida. “Esses acidentes envolvendo postes têm sua origem, principalmente, no excesso de velocidade e uso de álcool ao volante, que culminam também com a desobediência das normas de trânsito”, declara o major Reginaldo Canuto, Gerente de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina - Strans.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é de que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.
Ocorrências de falta de energia por acidentes de trânsito envolvendo postes dobram no PI. Foto: Divulgação/Equatorial Piauí. |
Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.
Ressarcimento de danos à rede pelos condutores
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.
Veja também: