A medida é adotada para preservar a população natural do caranguejo respeitando o período de reprodução do crustáceo
O secretário de estado do meio ambiente e recursos hídricos, Daniel Oliveira, recebeu, na segunda-feira (16), o diretor da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, Fernando Gomes. Em pauta: o início do período de defeso do caranguejo no estado do Piauí.
Defeso do caranguejo-uça terá três períodos no Piauí. Foto: Divulgação/Governo do Piauí. |
Em dois dias, inicia-se o período reprodutivo em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Por conta disso, de 22 a 27 de janeiro, período da lua nova, está proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de caranguejo-uçá. Essa medida é adotada para preservar a população natural do caranguejo respeitando o período de reprodução do crustáceo, popularmente conhecido como ‘andada’.
No Piauí, além do defeso de 22 a 27 de janeiro, há o de 21 a 26 de fevereiro e o de 22 a 27 de março, que são períodos de influência da lua nova.
Em 2023 não serão mais aceitas declarações de estoques do caranguejo, sendo a comercialização proibida durante todos os períodos do defeso, dentro da Área de Proteção Ambiental - APA Delta do Parnaíba, vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
Daniel Oliveira destaca que é fundamental sensibilizar as pessoas da conservação desse ecossistema. “Além de toda importância do mangue como ecossistema, muitas famílias tiram o seu sustento do manguezal e é nosso dever como sociedade protegê-lo”, destaca o secretário.
Clique aqui e confira a portaria.
Daniel Oliveira e Fernando Gomes. Foto: Divulgação/Governo do Piauí. |
APA Delta do Parnaíba
A Área de Proteção Ambiental - APA Delta do Parnaíba foi criada em agosto de 1996, possui uma área de extensão de 307.590,51 hectares e abrange três estados do nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará, percorrendo todo o litoral piauiense.
No local paradisíaco de observação e contato com a natureza, o rio Parnaíba deságua no Oceano Atlântico oferecendo deliciosos banhos de água doce e salgada.