A ação acontece em parceria com as empresas credenciadas que utilizam a estrutura da distribuidora
O compartilhamento das estruturas de distribuição de energia elétrica com empresas de TV, telefonia e internet é regulamentado por normas que estabelecem diretrizes para o uso comum dos postes. Primando pela segurança da população, a Equatorial Piauí lança o Projeto Rede Limpa, que busca, além do adequado ordenamento das redes, eliminar riscos de acidentes e a ocorrência de outros eventos que possam provocar interrupções no fornecimento de energia pelo uso irregular da infraestrutura da distribuidora por terceiros.
Equatorial intensifica fiscalização. Foto: Divulgação/Equatorial Piauí. |
Por meio do Projeto Rede Limpa, toda estrutura fora dos padrões (condutores, equipamentos etc.), ou que esteja ocupando os postes de forma irregular, será objeto de notificação à empresa responsável por sua instalação e utilização e poderá ser retirada se não forem atendidas as condições e o prazo estabelecido para a regularização. A ação acontece em parceria com as empresas credenciadas que utilizam a estrutura da distribuidora. Para alinhamento com todos os envolvidos, a Equatorial Piauí realizará previamente um workshop com os responsáveis técnicos que atuam no segmento de telecomunicações.
“Durante as fiscalizações, percebemos muitos cabos instalados de forma clandestina nos postes. Isso compromete não apenas o serviço que prestamos, como também coloca a população em condição de perigo. Muitas vezes os cabos são instalados sem observar a altura mínima estabelecida por normas técnicas, podendo provocar acidentes com veículos de grande porte. Quando o material é colocado sem observar a distância de segurança da rede elétrica, pode causar curto-circuito e consequentemente falta de energia, prejudicando o serviço a muitos clientes”, afirma Johnny Monteiro, gerente de serviços técnicos comerciais da Equatorial Piauí.
Além da fiscalização, a Equatorial Piauí também promove continuamente blitz de segurança, por meio de palestras e orientações práticas nas empresas. Para o técnico de Telecom, Lourival Júnior, as informações que recebeu na blitz contribuíram para sua formação profissional. “A ação serviu para nos ajudar no dia a dia em campo, com exemplos práticos de como devemos nos cuidar para que possamos retornar seguros para casa. Eu agradeço por esse momento, que demonstra a preocupação e a importância que tem a segurança para a empresa e especialmente para nós”, ressalta.