Preocupados com a segurança, o ICMBio procurou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI)
A preservação dos animais é um fator muito importante para a conservação e ecoturismo, no município de Cajueiro da Praia. No município, há um projeto importante para a preservação e pesquisa de peixes-boi, o Projeto Peixe-Boi Marinho, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/APA Delta do Parnaíba, mas que está desativado em virtude da precariedade da estrutura física do local.
Estrutura do Projeto Peixe-Boi está precária. Fotos: divulgação/CREA-PI. |
Preocupados com a segurança, o ICMBio procurou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) para a realização de um relatório, a fim de averiguar as condições estruturais das instalações.
A entrega do relatório, que foi realizada no último dia 27 de março, contou com a presença do presidente do CREA-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho; do diretor administrativo da Mútua-PI e presidente da APIEST, Hércules Medeiros; do coordenador de relações institucionais e do membro do Programa Jovem Engenheiro, respectivamente, Rodolfo Soares e Lucas Saw, e do assessor do CREA-PI, Marcelo Morais Filho.
CREA entrega relatório sobre Projeto Peixe-Boi. Foto: divulgação/CREA-PI. |
CREA entrega relatório sobre Projeto Peixe-Boi. Foto: divulgação/CREA-PI. |
CREA entrega relatório sobre Projeto Peixe-Boi. Foto: divulgação/CREA-PI. |
Segundo o engenheiro civil Wellysson Sousa, responsável pela elaboração do relatório, a situação das instalações do Projeto Peixe-Boi está em risco. “Essa vistoria tem uma grande importância, visto que, visivelmente a estrutura encontra-se comprometida, com risco de desabamento nos funcionários e no público que frequentam o local diariamente. Com base no relatório, os órgãos competentes serão acionados para tomar as medidas de reestruturação do local o mais breve possível”, afirmou.
O analista ambiental do ICMBio, Bruno Vinícius, ressaltou a importância do documento para auxiliar no processo de reforma da base e, na ocasião, agradeceu a realização do trabalho solicitado pelo ICMBio. “Essa estrutura é muito importante para as nossas ações de conservação do peixe-boi. Hoje, a maior parte do funcionamento da base está inoperante. Além disso, a base historicamente recebe muitos visitantes desempenhando um papel de educação e sensibilização ambiental. Então, o relatório vem fortalecer o nosso requerimento da reforma da base”, disse. Ele ainda agradeceu a entrega do relatório e declarou que essa ação só fortalece a parceria entre os órgãos.
O presidente Ulisses Filho frisou a importância dessa ação e relatou que os representantes da APA encaminharão esse relatório fotográfico para Brasília, a fim de iniciar a recuperação desse ponto turístico da cidade. “Esperamos que tenhamos contribuído para a recuperação do local e para a segurança dos visitantes”, finalizou.