Um filhote de Peixe-Boi encalhado no litoral do Piauí; o resgate do animal foi realizado, no último dia 9 de junho
PARNAÍBA-PIAUÍ
18h23
O Governo do Piauí autorizou, nesse sábado (17), um avião para deslocamento aéreo de um filhote de Peixe-Boi encalhado no litoral do Piauí. O deslocamento se deu após o Ministério Púbico do estado do Piauí (MP-PI) obter decisão favorável em Ação Civil Pública ajuizada em face do estado do Piauí para garantir que o filhote de Peixe-Boi resgatado na Praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia, fosse transferido para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos - CMA, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e sediado em Itamaracá, no estado de Pernambuco.
Filho de Peixe-Boi é resgatado no litoral do PI. Foto: divulgação/MP-PI. |
A demanda foi atendida por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh. O resgate do animal foi realizado no último dia 9 de junho, por técnicos da Comissão Ilha Ativa - CIA e Área de Proteção Ambiental - APA Delta do Parnaíba, após o localizarem próximo à região do quebra-mar, na Praia de Atalaia.
O filhote neonato de Peixe-Boi é uma fêmea, com 1,22 metro de comprimento, e possuía ainda, no momento do resgate, resquícios de cordão umbilical, o que indicava que se trata de um filhote com poucos dias de vida. Segundo informações de populares, o Peixe-Boi já havia sido avistado no dia 3 de junho, na região da Praia do Arrombado, sem a presença da mãe. Desde então, os técnicos vinham realizando monitoramento da praia.
Ao resgatá-lo, os técnicos observaram que o animal já apresentava sinais de cansaço e estresse e o levaram imediatamente à Base do Projeto Peixe-Boi/ICMBio, no município de Cajueiro da Praia, para que fosse iniciada a fase de estabilização e, posterior, transporte.
"O filhote de Peixe-Boi encalhou no litoral de Luís Correia no dia 08 de junho. Ele foi encaminhado para o Projeto Peixe-Boi-Marinho, um centro de preservação em Cajueiro da Praia, que está, porém, oficialmente desativado. O Peixe-Boi é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, de acordo com estudo realizado pelo ICMBio", enfatizou o Ministério Público do estado do Piauí.
No Piauí, a APA Delta do Parnaíba, juntamente com a Comissão Ilha Ativa, realizam os primeiros atendimentos a filhotes de Peixes-Boi encalhados para sua estabilização, até que estejam aptos para serem transportados para o Centro de Reabilitação, em Itamaracá (PE). Isso porque no Piauí não há centro especializado para reabilitação de animais que duram em média seis anos, até que eles estejam aptos a retornarem ao seu ambiente natural.
Ação Civil Pública
A ação foi apresentada pelo promotor de justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante. Na decisão, expedida na última sexta-feira (16), o juiz de direito José Cláudio Diógenes Porto fixava o prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh providenciasse o transporte aéreo do animal, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.
Na ação, o promotor de Justiça ressaltou que o filhote resgatado demanda cuidados especializados que permitam a manutenção de sua vida.
Veja também