De acordo com a delegada da 1ª DEAMGV, Ilana Barbosa, a visita teve como objetivo oferecer apoio institucional para os idosos da instituição
EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
08h01
A Polícia Civil do Piauí, através das 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba - DEAMGV e 2ª Seccional Parnaíba, realizou visita institucional ao Abrigo São José, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade, em Parnaíba.
Polícia Civil visita abrigo de idosos em Parnaíba. Foto: Divulgação/PC-PI. |
De acordo com a delegada da 1ª DEAMGV, Ilana Barbosa, a visita teve como objetivo oferecer apoio institucional para os idosos da instituição. “Fomos verificar as condições em que esses idosos estão vivendo, queremos que os mesmos se sintam acolhidos e saibam que a Polícia Civil do Piauí está sempre de prontidão para garantir seus direitos”, disse.
Para realizar denúncias em Parnaíba, a pessoa pode registrar Boletim de Ocorrência diretamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.
Pelo Disque 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal, qualquer pessoa também pode realizar denúncia de forma anônima, informando dados principais como nome, local e tipo de crime. A denúncia seguirá também para a Polícia Civil.
Direito dos idosos
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.
Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.