O curto-circuito é um risco à segurança e pode causar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais
EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
10h38
Em todo imóvel, seja residencial ou comercial, é fundamental ficar atento aos cuidados quando o assunto é energia elétrica. O curto-circuito é um risco à segurança e pode causar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais. Aparelhos usados de maneira errada ou mal instalados representam risco tanto material quanto físico. A Equatorial Piauí orienta para os cuidados necessários para evitar sobrecargas, uma das principais causas de curto-circuito.
Dicas de segurança para evitar curto-circuito. Foto ilustrativa: divulgação/Equatorial Piauí. |
“Revisar periodicamente as instalações elétricas, permite perceber algo que não esteja seguindo os padrões técnicos de segurança. Um ponto de atenção é identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados, tendo em vista que podem provocar um curto e causar incêndios. Somado a isso, é recomendado não sobrecarregar tomadas com a utilização dos chamados “T” e extensões para ligar diversos equipamentos”, afirma o executivo de segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.
Alguns sinais podem indicar um curto-circuito nas instalações elétricas. “É possível perceber em situações como cheiro de queimado em aparelhos, superaquecimento da fiação, danos nos equipamentos, tomadas e fusíveis queimados, além do disjuntor que costuma desarmar frequentemente. Caso a pessoa identifique algum dos pontos citados, o ideal é que procure um profissional especializado para fazer uma revisão nas instalações”, destaca João Porfírio.
Confira outras dicas importantes para evitar acidentes com energia elétrica
- Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;
- Em casas com presença de crianças e pets é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso;
- Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;
- Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);
- Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança.
A Equatorial Piauí orienta que, em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, seja imediatamente desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência e logo em seguida solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o SAMU (192).