É o caso da jovem Williane Brito Rodrigues, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. João Silva Filho, situado em Parnaíba, que conquistou 980 pontos na Redação
EDUARDO MACHADOPARNAÍBA-PIAUÍ
Nas escolas da rede estadual de educação localizadas em Parnaíba, estudantes comemoram os bons resultados nesta última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em especial na prova de redação.
Estudantes de Parnaíba são destaques no ENEM. Fotos: divulgação/Seduc-PI. |
É o caso da jovem Williane Brito Rodrigues [1ª foto, à esquerda], estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. João Silva Filho, situado em Parnaíba, que conquistou 980 pontos na redação. Ela conta que vinha se preparando para o ENEM desde o início do ano letivo de 2023. “Eu comecei a escrever redações desde o começo do ano para treinar para o ENEM. Toda semana eu fazia uma redação de um tema diferente e ainda fazia simulados de redação, além de alguns temas que eram passados na escola para treinar a escrita”, afirma. A aluna também participou de todas as revisões do Pré-ENEM Seduc, que pôde.
Medalhista de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática e medalhista de bronze na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Francisco Emerson Galeno [foto central] teve um excelente desempenho na prova de matemática e suas tecnologias, ao fazer 835,6 pontos. A média nacional este ano para esta prova foi de 534,9 pontos.
Na redação, o estudante do CETI Chagas Rodrigues também se destacou ao fazer 920 pontos. “Desde o começo do ensino médio, a escola já tem um foco na redação porque é um peso relevante na nota do ENEM e a escola já visa preparar o aluno para fazer. Então a minha preparação foi fazendo a redação com os temas que a professora trazia para a gente fazer, entregar para ela corrigir. É algo que vem desde o começo do ensino médio e no terceiro ano se intensifica mais. Trazem mais temas, mais redações uma perto da outra para chegar no dia do ENEM e conseguir uma boa nota”, afirma Francisco Emerson.
Já a estudante do Liceu Parnaibano, Julia Fernandes de Araújo [foto à direita], conta que vem treinando a escrita desde 2022, além de participar de praticamente todas as olimpíadas do conhecimento organizadas pela Seduc. “Participei do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, da Olimpíada Mandacaru de Matemática, da Olimpíada Nacional de Ciências, Olímpiada do Saber, OBMEP etc. Além disso, participei das revisões Pré-ENEM Seduc”, destaca.
VEJA TAMBÉM
Estudante de Parnaíba nota máxima no ENEM em matemática estudava cerca de 12 horas por dia.