A ação mobilizou mais de 60 policiais para o cumprimento de 24 mandados judiciais expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba
08h13. - Atualizada às 08h18.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (07/02), a "Operação LED", que investiga crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.
"Operação LED" é deflagrada em Luís Correia. Foto ilustrativa: divulgação/PF-PI. |
A ação mobilizou mais de 60 policiais para o cumprimento de 24 mandados judiciais expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba. Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Luís Correia, no Piauí; Maracanaú, no Ceará; São Luís, no Maranhão, Itaquaquecetuba, em São Paulo e Guajará-Mirim, em Rondônia.
A investigação identificou que o dinheiro proveniente do tráfico de drogas era submetido a sucessivos depósitos, transferências e saques, com utilização de contas dos próprios investigados e de terceiros, para retornar à facção criminosa, que o utilizava para o pagamento de fornecedores na fronteira.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e baseia-se no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.
O foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, nos termos da legislação penal.