Parnaíba fica em 3º lugar no ranking de falta de energia causada por pipas na rede elétrica

O trimestre de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causadas pela prática

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
07h40. - Atualizada às 07h49.

A Equatorial Piauí alerta sobre os riscos e impactos de soltar pipa próximo da rede elétrica. Segundo levantamento realizado pela distribuidora, em 2023 foram contabilizadas 376 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em todo o estado, devido a prática. Esse número é quase 18% maior que o de 2022, com 319 ocorrências.

Equatorial registra 376 ocorrências de pipas.
Foto ilustrativa: divulgação/Equatorial Piauí.

O trimestre de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causada pela prática. A maior atividade de pipas acontece nesses meses, devido a incidência de fortes ventos, além de ser o período das férias escolares, onde as crianças estão em casa e possuem mais tempo para se divertir. Ainda que o período de maior recorrência ainda não tenha chegado, em 2024 já foram registradas 49 ocorrências de pipas na rede elétrica, o que corresponde, em média, a quase 10 ocorrências por mês.

Teresina continua sendo a cidade com maior número de casos, registrando 136 ocorrências em 2023, e responsável por 36% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí. O ranking é completado por Floriano (20), Parnaíba (16), José de Freitas (13) e Altos (9). Em 2024, a capital segue na frente com 14 registros.

“Por mais que seja uma prática divertida, soltar pipa requer cuidados e, quando realizada por crianças, deve sempre ser supervisionada por um adulto. A orientação principal é não soltar pipas próximas da rede elétrica, porque existe o risco de ocorrer uma transferência de carga caso essa pipa toque na rede elétrica, causando um acidente que pode ser até fatal”, explica o executivo de estudos operacionais, Abraão Galeno.

Além do risco de segurança, realizar a brincadeira próximo da rede elétrica também pode danificar componentes do sistema de distribuição, causando interrupções para várias unidades consumidoras. Em 2023, as pipas na rede elétrica deixaram 117.362 clientes sem energia em todo o Piauí. Em 2024, o número já se aproxima de 10 mil consumidores.

Dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa

A Equatorial Piauí alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais. Somente técnicos da distribuidora, treinados para essa atuação e que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica. Fique atento as dicas abaixo:
  • Sempre procure um local descampado (aberto) e longe da rede elétrica para evitar possíveis acidentes;
  • A brincadeira deve ser realizada de preferência, sob a supervisão de um adulto;
  • Procure empinar pipas em dias claros com baixa incidência de descargas atmosféricas;
  • Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação e proceder da melhor forma para solucionar o caso;
  • Nunca utilize cerol ou papel alumínio na confecção da pipa, pois os materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco não só a vida de quem brinca, como também das pessoas que transitam pelo local.

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99961 7779 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال