O encontro é um movimento anual realizado por artistas e produtores locais com o apoio do Teatro Saraiva
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
16h41
A música católica teve destaque durante o III Encontro de Arte e Cultura de Parnaíba, na manhã desta sexta-feira (15/11). O cantor católico Francisco Muniz foi convidado para palestrar e participar de uma roda de conversa, com o tema: A música católica e sua contribuição para a cultura de Parnaíba.
Música católica tem destaque durante encontro de arte e cultura. Fotos: divulgação. |
O encontro é um movimento anual realizado por artistas e produtores locais com o apoio do Teatro Saraiva, onde em três dias agrega todas as vertentes da arte e cultura em um único local e são realizadas uma série de atividades como: rodas de conversas, palestras, oficinas, apresentações artísticas de teatro, das danças, circo, exposição de arte, fotografia, cinema, encontro da literatura, grafite, capoeira, bumba meu boi, quadrilhas e outros do folclore e entre outras manifestações artísticas e culturais, sempre encerrando com shows de música.
"Foi desenvolvida a temática voltada à importância da música católica, e eu fiz uma abordagem no cenário nacional, no cenário estadual, e no cenário mais local. Depois dessa exposição teórica, eu também convidei alguns representantes de alguns grupos", disse Francisco Muniz.
O encerramento da oficina foi a apresentação de uma música em forma de coral (veja vídeo abaixo). Participaram do evento grupos como: Coral Santa Cecília, com mais de 40 anos de evangelização, Grupo Axé, Grupo Tons do Céu, Grupo Servos do Senhor, e o Grupo Vozes de Fátima, além do cantor Sebastian Bastos, e a Banda Nova Vida.
A iniciativa tem apoio do Teatro Saraiva, Recruta das Artes, artistas e produtores independentes que buscam apoio financeiro da iniciativa privada e demais patrocinadores por meio de Leis Federais de Incentivo à Cultura.
O evento reúne talentos das diversas áreas da cidade de Parnaíba e do entorno que se unem aos produtores e incentivadores da cultura numa grande festa da cultura, e contribui para ampliar o acesso às manifestações artísticas e culturais, ser vitrine para quem vai lançar novos trabalhos culturais e tem como objetivo também de despertar a classe empresarial, a comunidade e as gestões públicas para a importância da cultura e do turismo na região da grande Parnaíba.