Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de realizações de prisões
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
08h44
A Polícia Federal deflagrou, nessa quarta-feira (11/12) e nesta quinta-feira (12/12), três operações contra abuso sexual infantojuvenil no Piauí. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de realizações de prisões.
![]() |
Em dois dias, PF realiza três operações contra abuso sexual infantojuvenil. Fotos: divulgação/PF-PI. |
![]() |
Na manhã dessa quarta-feira, as Operações Silêncio Quebrado 1 e 2, com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual, ao interromper crimes de armazenamento de imagens com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da internet, foram deflagradas na cidade de Piracuruca, na região norte do Piauí.
Foram cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade. As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba. Durante o cumprimento dos mandados, um dos investigados foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens que configuram abuso sexual infantojuvenil.
Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, elementos probatórios de que os investigados acessaram os conteúdos criminosos. Ressalta-se que, apesar do teor semelhante, não há relação entre os dois alvos, tratando-se de ações policiais distintas, tendo em comum a matéria investigada, ou seja, o combate ao abuso sexual infantil.
O nome Silêncio Quebrado faz alusão ao propósito principal da operação: romper o ciclo de silêncio que envolve os crimes de abuso sexual infantojuvenil, frequentemente mantido oculto pelo medo, vergonha ou manipulação das vítimas. Além disso, destaca o compromisso da Polícia Federal em, por meio do trabalho de investigação policial, incentivar denúncias e garantir que os criminosos sejam responsabilizados.
Já nesta quinta-feira, foi deflagrada a Operação Carcará 14 na cidade de Teresina, com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil, ao interromper crimes de armazenamento, difusão, produção de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da Internet.
![]() |
Policiais federais cumpriram mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal do Piauí, após manifestação favorável do Ministério Público Federal.
Apurou-se que o investigado adquiriu, possuía, armazenava, produzia e compartilhava vídeos e imagens de conteúdo de violência sexual infantojuvenil ao longo dos últimos anos.
Ele poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, bem como estupro de vulnerável. Ressalta-se que há diversas vítimas em processo de identificação por parte da Polícia Federal.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
A Polícia Federal no Piauí em 2024 bateu recorde no número de operações de repressão ao abuso sexual infantojuvenil, totalizando mais de 20 deflagrações, focadas na identificação e resgate de vítimas. "O resultado é fruto de esforço concentrado das duas unidades no estado e capacitação de servidores", ressaltou a instituição.