Com o retorno das provas de baliza em fevereiro, a expectativa é que os candidatos possam concluir seus processos com mais tranquilidade
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
22h35.
O exame de baliza, última etapa para garantir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem causado frustração entre os alunos de autoescolas em Parnaíba. Muitos reclamam da falta de disponibilidade para realizar a prova, alegando que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não estava aplicando o exame na cidade.
Sede da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito. Foto: reprodução. |
Diante da situação, o Detran-PI prorrogou por 90 dias o prazo para realização de provas práticas (balizas) para candidatos que já concluíram carga horária prática e que tenham processos com vencimento em 31 de dezembro de 2024.
"Deste modo, os exames práticos de direção veicular podem ser agendados e realizados até 31/03/2025, atendendo ao Ofício Nº 996/2024 da Senatran", informou o Detran-PI.
Segundo Maria da Luz, coordenadora da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Parnaíba, o prazo de validade dos processos foi prorrogado para evitar prejuízos aos candidatos. Além disso, ela anunciou que há previsão para o envio de uma equipe de avaliadores de Teresina a Parnaíba para a realização das provas práticas de baliza.
Com o retorno das provas de baliza em fevereiro, a expectativa é que os candidatos possam concluir seus processos com mais tranquilidade e sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades.
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) disponibiliza o cronograma de exames práticos (balizas) para os meses de fevereiro e março de 2025. Neste período, a agenda é dividida em blocos para as cidades com diferentes disponibilidades de datas.