O verdadeiro criminoso foi preso posteriormente, no período da tarde, no mesmo dia
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
17h45. - Atualizada às 17h55.
Um jovem identificado como Mateus Sousa Gomes, de 28 anos, foi preso injustamente por estelionato, na manhã de segunda-feira (10/02), após um criminoso do Pará utilizar sua identidade para cometer um golpe. A prisão se deu em cumprimento a um mandado da Justiça, no bairro Frei Higino em Parnaíba, e foi efetuada pelo Serviço Reservado da Polícia Militar do Piauí.
![]() |
Jovem é preso por engano em Parnaíba. Fotos: arquivo/infocopiauí.com (à esquerda); reprodução/Portal do Catita (à direita). |
Mesmo com fotos distintas, ele foi detido, conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, submetido à audiência de custódia, e sendo encaminhado à Penitenciária Mista de Parnaíba.
O verdadeiro criminoso foi preso posteriormente, no período da tarde, no mesmo dia. A família do jovem busca esclarecer o caso e reparar os danos causados por sua prisão.
"É muito triste, chocante para a família. Pode ser com qualquer pessoa [..] pode acontecer uma coisa dessa. Ele é uma pessoa trabalhadora (um dia sim e outro não), e nunca esteve no estado do Pará, e do nada ser surpreendido pelo mandado de prisão. Ele é recepcionista de um hotel há mais de quatro anos, e nunca foi para o estado do Pará", relatou Lucas Francisco, irmão de Mateus, ao infocopiaui.com.
A família do jovem já está sendo acompanhada juridicamente, com o intuito de sustentar provas que comprovem sua inocência.
Criminoso que usou identidade de Mateus, foi preso
Na última segunda-feira (10/02), às 14h, a Polícia Civil do estado do Pará, por intermédio do plantão da delegacia de Brejo Grande do Araguaia, realizou uma operação integrada com forças de segurança pública do estado de Goiás, gerando a captura e prisão do investigado "Mateus Souza Gomes", na cidade de Piranhas, estado de Goiás.
![]() |
Criminoso que se utilizava do documento de Mateus. Foto: divulgação. |
A equipe de Brejo Grande conduziu o inquérito policial que investigou o crime de estelionato, com a subtração de um trator de esteira avaliado em R$ 250.000,00. O delegado da Polícia Civil, Igor Wanick, pediu a prisão preventiva do suspeito, pedido deferido pelo Juízo de São João do Araguaia, dando origem ao mandado de prisão, cumprido na segunda-feira.
![]() |
Trator subtraído. Foto: reprodução. |
A prisão do suspeito foi realizada pela Polícia Militar do estado de Goiás, o cumprimento se deu pela Polícia Civil de Goiás, através da delegacia do município de Piranhas, comandada pelo delegado Dr. Ederson Bueno.
Durante todo o procedimento de captura e cumprimento de mandado, ocorreu troca de informações e diligências em conjunto entre a Polícia Civil de Piranhas, no Goiás, e Polícia Civil de Brejo Grande, no Pará, com o intuito de não somente prender o suspeito, mas também, localizar os bens subtraídos e possíveis receptadores.
Foi constatado que "Mateus" também efetuou um golpe na cidade de Parauapebas, no Pará, subtraindo um caminhão Ford Cargo 4331, avaliado em R$ 180.000,00, com o mesmo “modos operandi” do golpe do trator de esteira, tendo os dois veículos a mesma destinação e provável localização.
![]() |
Caminhão subtraído na ação criminosa. Foto: divulgação. |
As investigações continuam em busca do receptador dos veículos apreendidos e recuperação dos bens para devolução às vítimas.