O objetivo da operação é reprimir eventos clandestinos de direção perigosa, conhecidos como "Rolezinhos" e "Encontros do Grau”
PARNAÍBA-PIAUÍ
08h20. - Atualizada às 09h11.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas - SOI e pela 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27/02), a "Operação Rolezinho". O objetivo da operação é reprimir eventos clandestinos de direção perigosa, conhecidos como "Rolezinhos" e "Encontros do Grau”.
![]() |
Operação Rolezinho é deflagrada em Parnaíba. Fotos: divulgação. |
A ação foi realizada de forma simultânea nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cocal, Cocal dos Alves e Itaueira, resultando no cumprimento de 31 mandados de busca e apreensão.
A operação teve como objetivo a coleta de provas e a interrupção das atividades ilícitas associadas a esses eventos. Segundo as investigações, os participantes promoviam infrações, como direção perigosa, adulteração de sinal característico de veículo automotor, além de perturbação do sossego e apologia ao crime. As redes sociais, especialmente o Instagram, eram utilizadas para incentivar a adesão de novos integrantes.
O superintendente de operações integradas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância das medidas adotadas para conter a prática ilícita. "Com o avanço das investigações, conseguimos a aplicação de medidas cautelares fundamentais, como a suspensão da habilitação de 20 investigados, bem como a proibição de sua obtenção, impedindo que os investigados continuem a cometer infrações de trânsito”, afirmou.
![]() |
Motocicletas apreendidas. na Central de Flagrantes. Fotos: Eduardo Machado/infocopiaui.com. |
![]() |
A Justiça também determinou que a Meta Platforms, Inc. (responsável pelo Facebook e Instagram) restrinja a disseminação de conteúdos ilícitos associados às infrações investigadas.
A decisão estabelece a remoção de todo o material relacionado às práticas ilegais em 20 contas, eliminando publicações que incentivam condutas criminosas, exclusão permanente de 11 contas, que, além de violarem as diretrizes da comunidade, promoviam a desordem social e faziam apologia a crimes e suspensão temporária de 03 contas, com a obrigação de exclusão imediata de todo o conteúdo vinculado às infrações investigadas.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, a Polícia Militar do Piauí, Guarda Civil Municipal de Parnaíba e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública - FEISP.