O delegado alerta para a importância de verificar a procedência dos aparelhos antes da compra
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
12h09
A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba, divulgou nessa terça-feira, 04, que mais de 70 pessoas em posse de aparelhos furtados ou roubados foram intimadas para comparecer ao Complexo das Delegacias em Parnaíba. A ação faz parte do Protocolo de Recuperação de Celulares da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, e conta com o apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI). Na manhã desta quarta-feira, 05 de fevereiro, várias pessoas compareceram à delegacia para prestar esclarecimentos.
Polícia Civil intima pessoas em posse de celulares com restrição. Foto: Eduardo Machado/infocopiaui.com. |
"Essas pessoas possivelmente estão com os celulares com restrição de furto, roubo ou perda, então elas foram chamadas aqui para prestar esclarecimentos, e apresentar esses aparelhos", informou o delegado Ayslan Magalhães ao infocopiaui.com.
Ainda de acordo com o delegado, os celulares serão apreendidos durante o procedimento, será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação culposa ou receptação dolosa, ou ainda, dependendo de como a pessoa adquiriu o aparelho. Diante das circunstâncias, e não for comprovado ilícito, não será feito procedimento criminal, apenas um Boletim de Ocorrência de localização de objeto, e a pessoa não irá responder criminalmente.
Posteriormente, identificadas as origens dos aparelhos, será feita uma restituição em massa dos celulares. O procedimento consiste na localização das vítimas, que serão intimadas para serem devolvidos os aparelhos aos seus legítimos proprietários
No ano de 2024, cerca de 300 celulares foram restituídos aos seus legítimos donos. Em 2025, essa é a primeira etapa do programa em Parnaíba.
A delegado destacou que o número de roubos em Parnaíba já caiu mais de 60% no que tange a celulares, e até mesmo de furto. "As pessoas hoje em dia [..] quem tá praticando esse crime tá tendo dificuldade em conseguir compradores. O pessoal está sendo mais cauteloso hoje em dia na aquisição de aparelhos. Então não tão comprando mais, por exemplo: no Facebook vendas. Infelizmente é um dos locais que têm mais esse tipo de celulares com restrição", reforçou o delegado Ayslan Magalhães.
Recomendações aos consumidores
O delegado alerta para a importância de verificar a procedência dos aparelhos antes da compra, evitando a prática de receptação, seja dolosa (quando há ciência da origem ilícita) ou culposa (por negligência).