Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Teresina.
Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
09h05.
Advogado, jornalista e professor Renato de Britto Bacellar morre aos 76 anos em Teresina. Foto: Reprodução. |
Morreu na noite dessa quarta-feira (23/03) aos 76 anos, o advogado Renato Araribóia de Britto Bacellar. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Teresina, e a causa da morte não foi divulgada.
Renato Araribóia de Britto Bacellar foi advogado, jornalista e professor. Natural de Parnaíba, Dr. Renato Bacellar, como era mais conhecido, foi conselheiro e secretário-geral da OAB Piauí, procurador-geral do município de Teresina, professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e atualmente se dedicava à preservação do museu Pharmacia do Povo, em Parnaíba e à presidência da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar.
Dr. Renato Bacellar também era membro da Academia Parnaibana de Letras. Ele deixa a esposa, três filhos e três netas. O corpo do parnaibano será velado a partir de 11h30 desta quinta-feira (24) em Parnaíba e o corpo será sepultado por volta de 17h no Cemitério da Igualdade.
Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) manifestou pesar pela morte do advogado e o presidente da entidade, Celso Barros, decretou luto oficial de três dias na instituição. “Renato era um querido amigo de minha família de longas datas e sempre conversávamos. Um piauiense honrado, com uma vasta biografia, abdicado defensor da cultura e que deixou legado para todos nós. A Advocacia piauiense está de luto”, declarou o presidente da OAB Piauí, Celso Barros”.
Câmara de Parnaíba lamenta a morte do advogado e jornalista Renato Bacellar
Câmara de Parnaíba lamenta a morte do advogado e jornalista Renato Bacellar. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Parnaíba. |
A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamentou profundamente o falecimento do advogado, professor universitário e jornalista Renato Araribóia de Britto Bacellar.
Renato Araribóia de Britto Bacellar também era membro da Academia Parnaibana de Letras (Apal) e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), além de escritor e presidente da Fundação Doutor Raul Bacellar. Foi vice-prefeito de Teresina e Procurador Geral do Município de Parnaíba. No início deste mês ele foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador José Vidal de Freitas, Classe Especial Medalha Professora Flávia Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao estado. Em Teresina participou do livro “Wall Ferraz, o homem e o estadista”, editado pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Tem inéditos: “Aspecto histórico da imprensa do Piauí” e “Vida e obra de Wall Ferraz”.
Natural de Parnaíba, Renato Araribóia de Britto Bacellar deixa um grande legado à sua cidade natal, onde contribuiu em diversas causas sociais, econômicas, jurídicas e culturais.
Neste momento de profunda dor, externamos aos familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.