O último caso foi registrado na última semana
EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
09h05. - Atualizado às 09h48.
A Comissão Ilha Ativa - CIA, que é uma Organização Não Governamental - ONG, já contabilizou desde o ano de 2017, seis resgates de Peixe-Boi no litoral do Piauí. O último caso foi registrado na última semana.
Filhote de Peixe-Boi é resgatado na Praia de Atalaia. Foto: reprodução/Comissão Ilha Ativa. |
Pescadores entraram em contato com a ONG, informando sobre a presença de um filhote sem a mãe, na região da Praia do Arrombado, em Luís Correia.
Após uma semana de buscas e monitoramento, no dia 08 de junho o animal havia encalhado novamente e reintroduzido ao mar, por turistas. No dia 09 de junho, pescadores entraram em contato novamente com a Comissão Ilha Ativa, e às 13h, o animal foi encontrado e resgatado na região do quebra-mar (Praia de Atalaia), com sinais de cansaço e estresse. Trata-se de uma fêmea, que tinha resquícios de cordão umbilical, e possui 1,22 cm e estimativa de peso de 25,200 Kg.
O filhote foi levado para a base do Projeto Peixe-Boi em Cajueiro da Praia, onde passará por avaliações mais detalhadas e posteriormente ser translocado para Itamaracá, em Pernambuco, onde passará pelo processo de reabilitação, até ser devolvido à natureza.
A Comissão Ilha Ativa reforça que ao avistar um Peixe-Boi na praia, não o alimente, não se deve oferecer bebida, não devolver para a água, e protegê-lo do sol. Qualquer informação ou caso seja avistado um filhote de Peixe-Boi as autoridades competentes devem ser acionadas pelos contatos: (86) 9 9806 1009 - Comissão Ilha Ativa e (86) 3321 1615 - ICMBio/APA Delta do Parnaíba).